SEDE

SEDE
SEDE

29.10.15

Conseg Bairro da Paz



          Conselho Comunitário de Segurança é criado no Bairro da Paz
Para ampliar a participação popular na elaboração de políticas públicas e, consequentemente, melhorar os índices de segurança pública, o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do Bairro da Paz, em Salvador, foi criado na tarde desta quinta-feira (18). A diretoria executiva do Conseg é composto por 13 moradores, que ficarão à frente do conselho por três anos. Com apoio do programa Pacto pela Vida, a intenção é que os integrantes do Conseg atuem como interlocutores do bairro em prol do fortalecimento e da ampliação das políticas públicas que estão em andamento, bem como as que estão previstas para a comunidade.

Aos 27 anos, Marcelo Santos é o presidente eleito do Conseg Bairro da Paz. Segundo ele, todo processo democrático é importante para proporcionar melhorias e políticas positivas. “[O Conseg] vai dar oportunidade [para] que a gente tenha esse elo com o poder público, que sejamos ouvidos por qualquer órgão representativo. Vamos ter essa ligação. Seremos escutados”.
De acordo com o presidente da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado da Bahia (Feconseg-BA), Francisco Borges, a mobilização para viabilizar a criação do Conseg no local foi feita juntamente com a Base Comunitária de Segurança (BCS). “Logo após a criação dos Consegs, os resultados têm sido bastante positivos, tanto na interação dos trabalhos e projetos sociais [quanto] na diminuição dos índices de criminalidade”.

A base comunitária foi implantada em setembro de 2012 no Bairro da Paz. Desde então, a população tem sido contemplada por uma série de ações coordenadas pelo Governo do Estado, por meio do Pacto pela Vida. Segundo o comandante da base, capitão PM Henrique Alves, a criação do Conseg, além de aproximar ainda mais a segurança pública dos cidadãos, vai contribuir para que as ações estejam alinhadas com os anseios dos moradores. “Com a criação do conselho, nossos projetos sociais vão ser fortalecidos”. Além de representantes da Polícia Militar da Bahia (PMBA), a superintendente de Apoio e Defesa dos Direitos Humanos, Anhamona de Brito, participou do evento.